Skip to main content

Untitled

Loading Events

« Todos os eventos / All events

  • This event has passed.

Chris Corsano & Rodrigo Amado / Tom Carter

24 de September 2016às 22:30

3,5€

CHRIS CORSANO & RODRIGO AMADO

O que dizer de dois músicos que dispensam apresentações?

De Chris Corsano, que tivemos o privilégio de receber em Fevereiro, escrevemos na altura: “deste, muito já se disse, leu e escreveu, ressalvando de praticamente unânime a sua originalidade e a transversalidade do seu talento – um músico que, ainda acabado de chegar aos 40, na última década e meia se tem sentido à vontade tanto com gigantes históricos do jazz como com companheiros de rota de quadrantes totalmente diversos, como ainda ajudando a definir o novo psicadelismo free que tomou conta do mundo perto do início deste milénio”. Sobre Rodrigo Amado, autêntico porta-estandarte de uma das mais belas aventuras deste século – falamos do surgimento e crescimento de uma cena jazz nacional tão fértil quanto surpreendente – mencionamos apenas as palavras de Peter Gough, do site The Free Jazz Collective, que do saxofonista português diz “possuir a mesma química clarividente de Ornette Coleman”, a propósito do disco “This Is Our Language”, de 2015, no qual reúne junto de si Joe McPhee, Kent Kessler e, precisamente, Chris Corsano, e que foi amplamente – e dizemos amplamente no sentido de uma quase unanimidade – votado como dos melhores registos internacionais do ano que passou.

O que esperar então, deste encontro de dois músicos marcantes? Nada menos que alquimia, fogo e intuição, nas doses exactas – e um concerto para recordar.

TOM CARTER

Há já mais de uma década (mais precisamente por volta de 2003/2004), em plena fase de surgimento de uma presença mais marcada e marcante das outras músicas no panorama global, mergulhámos os ouvidos numa daquelas bandas das quais nunca se regressa inalterado: falamos dos Charalambides, à altura o duo de Tom e Christina Carter, ainda hoje merecedores do epíteto de criadores de alguma mais singular, honesta e estarrecedora música deste século ainda tão novo.

Senhor de uma das linguagens à guitarra mais marcantes e apaixonadas da música americana em terra de ninguém, Tom Carter tem vindo, ao longo de todos estes anos, a mostrar que a sua interpretação tão propriamente fantasmagórica dos blues e da folk (quase sempre através de uma guitarra a transbordar electricidade) se mantém como uma preciosidade,  como um bem raro e como sinal de que entre música e vida nem sempre é fácil traçar uma distinção. Um dos músicos que há mais anos sonhamos trazer ao Barreiro chega agora, finalmente, a um palco bem perto de nós.

Informação / Details

Data / Date:
24 de September 2016
Hora / Time:
22:30
Preço / Cost:
3,5€
Tags:
, , ,

Local / Venue

Velvet Be Jazz Club
Rua Salvador Correia de Sá, nº6
Barreiro, 2980-358 Portugal
+ Google Map
Telefone / Phone:
21 207 0676
Site:
https://www.facebook.com/velvet.be.jazz.club.barreiro/